+ Competência no mercado de trabalho Por admin 20 janeiro 2010 as 13:16

Competência, para o dicionário vem como capacidade e suficiência; para o sociólogo francês Philippe Zarifian  competência é “o tomar iniciativa e o assumir responsabilidade”; o especialista em aprendizagem nas empresas Karl-Erik Sveiby define competência como ‘a capacidade que possuímos para agir, baseada em nossos conhecimentos teóricos e tácitos’. Mas para o profissional que busca conquistar seu espaço no mercado de trabalho o significado de competência deve ser também intercessão entre conhecimento, habilidade e atitude.


Foi o tempo em que as empresas buscavam diplomas e rostos bonitos, hoje a busca tem sido voltada para os profissionais que apresentem em seu perfil maiores chances de produtividade e aprendizagem, em prol do crescimento da empresa.
Segundo o livro “Em Busca da Excelência Profissional” de Eugenio Queiroz, outro fator importante para que o profissional  alcance seus objetivos é a ‘determinação do profissional de observar as mudanças que acontecem no seu próprio interior, ou seja, coisas que antes tinham um valor importante e hoje não tem mais.

Entender este processo é importante a fim de que este indivíduo cada vez mais possa progredir rumo ao sucesso profissional.’ Segundo o autor é preciso compreender também que as empresas, hoje em dia estão interessadas em pessoas que estejam dispostas a usar suas habilidades em setores diferentes da empresa, pois o profissional competente é aquele que não recusa desafios e sabe encarar de frente as mudanças necessárias para sua vida profissional.


Outro requisito para a contratação do profissional é ele estar atualizado com a exigência do mercado e estar apto a mudanças. Para o crescimento profissional do candidato é necessário imaginar a carreira como uma escada onde os primeiros degraus são: persistência, determinação e força de vontade.
Não espere o momento propício para agir e tomar decisões, comece a agir desde já, use seu poder intuitivo e comece a reinventar sua carreira profissional.” Em busca da Excelência Profissional

Comentários esta trancado.