+ Humanização na empresa Por admin 26 janeiro 2010 as 9:35

O resultado da empresa é gerado pelas pessoas que nela trabalham. E para que esse resultado seja bom ou excelente, faz-se necessário o aperfeiçoamento constante em todas as áreas da vida do profissional e da empresa.

Pessoas equilibradas e harmonizadas produzem melhores resultados, mas é preciso:

  • Estratégia: desenho organizacional;
  • Capital Intelectual: aplicação da competência profissional;
  • Produtividade: ações para o crescimento humano organizacional;
  • Trabalho em equipe: profissionais interligados e conectados aos projetos.

O clima organizacional deve ser bem administrado. É fundamental pensar, planejar e agir, visando à união, harmonização e participação. Os líderes das empresas, que entendem e dominam a visão holística do ser humano, sabem encontrar o equilíbrio na administração de conflitos, e o ambiente de trabalho passa a despertar naturalmente a motivação das pessoas e do grupo.

A tendência mundial para os próximos anos é o estudo da competência espiritual, que interfere nas relações interpessoais facilitando a integração entre as pessoas e seus negócios.

Competência é a palavra determinante no mundo do trabalho, seja essa técnica, comportamental, emocional e até mesmo espiritual (no sentido da visão global da empresa e do homem que nela trabalha em prol da criação do ambiente profissional baseado em nobres sentimentos).

Sobre o foco da Competência Espiritual, destacamos:

Cuidados com a Alma: Todo ser vivo tem alma, complexo energético de densidades diferenciadas. A alma é a essência de uma pessoa e, portanto, capaz de interferir no ambiente de trabalho e influenciá-lo positivamente ou negativamente.

O ambiente pode permanecer integrado, com uma equipe que age com serenidade e determinação, trazendo bons resultados; ou permanecer pesado, com conflitos não resolvidos, erros constantes e pessoas receosas.

A empresa também tem alma. E tratar da alma do negócio significa cuidar dos processos de produção e administração da mesma maneira que cuidamos das pessoas que fazem parte desse todo.

Talento Humano: O que é o talento humano e como reconhecê-lo?

Desenvolver talentos e revelar habilidades pode ser visto como ações corretivas e assertivas na execução da missão do cargo, no cumprimento de suas funções com qualidade. É o uso da inteligência na execução das tarefas e no desenvolvimento profissional.

A Intuição: Como reconhecer e desenvolver a intuição?

A intuição é uma importante ferramenta de trabalho que, aliada ao processo de autoconhecimento, facilita a busca da superação pessoal e profissional.

O processo de percepção e sensibilidade e o aprender a decodificar os fatos e o ambiente de trabalho determinam o maior ou menor desempenho, a maior ou menor agilidade, a maior ou menor margem de erro na execução dos procedimentos da empresa.

O Resultado: É obtido pela sintonia do pensamento dos membros da equipe.

Quando as pessoas estão focadas num objetivo, a sintonia das ações está presente com respeito, consideração, ponderação e valorização. Isso gera um ambiente acolhedor, sem disputas ou conflitos desnecessários.

O Papel do Líder: A empresa precisa de um “porta-voz” que traduza o desejo da equipe. É papel do facilitador colaborar para a concretização das idéias (planejamento) e dos objetivos (metas), respeitando todas as opiniões (sem pré-julgamentos) e considerando o entrosamento do grupo.

Todo o negócio e os departamentos contam com o líder. Ele é o responsável pela manutenção do equilíbrio e harmonia entre as pessoas e as ações profissionais. É função do líder corrigir as falhas individuais e ajustar /adequar as ações, para que todos os membros da equipe possam estar trabalhando em sintonia.

* O Processo de Implantação de Projetos: Atingir a meta é conseqüência do compartilhamento de idéias e soluções (sucesso e insucesso).

O processo de implantação de um projeto precisa ser definido em conjunto com as principais lideranças da empresa, para que as falhas possam ser previsíveis e evitadas.

É isso que garante o sucesso ou fracasso na execução de atividades e projetos.

O Processo de Comemoração como Reconhecimento da Equipe: A comemoração é o momento de agradecer o esforço e a dedicação dos profissionais que abriram mão de alguns aspectos pessoais a favor da conquista do melhor resultado à empresa.

É preciso reconhecer os erros e aprender com eles, sempre valorizando a superação, a determinação e a persistência.

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